Síndrome do Túnel do Carpo

Você tem formigamento nas mãos, principalmente à noite? Se sim, fique atento, pode ser a Síndrome do Túnel do Carpo.

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é a mononeuropatia compressiva mais comum e deve-se à compressão do nervo mediano no canal do carpo no punho.

Suas principais características são: dor, parestesias (formigamento) e disestesias (alteração de sensibilidade) nos quadro dedos laterais da mão, especialmente à noite, acordando o paciente. Ocorre muito mais frequentemente em mulheres e na maioria das vezes é bilateral.

É uma doença com frequência não diagnosticada precocemente, sendo confundida com problemas de origem circulatório ou de coluna cervical.

Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento correto podem levam à cura completa da STC. Por outro lado, a demora no diagnóstico e no tratamento pode resultar em dano irreversível ao nervo mediano permanecendo os sintomas e limitação funcional.  

A utilização do exame de eletroneuromiografia, que é o principal exame para o diagnostico desta doença, permite a realização de um diagnóstico precoce e quantificação da lesão, auxiliando na decisão terapêutica.

É importante também buscar a prevenção da STC, especialmente naqueles indivíduos que realizam movimentos repetitivos das mãos, por meio da avaliação de aspectos ergonômicos, mudanças na rotina de trabalho e prescrição de exercícios preventivos.

O tratamento nos casos iniciais e leves pode ser conservador: repouso, afastamento da atividade causal, injeção de corticoide no local, imobilização do punho com talas, alongamentos, tratamento fisiátrico e medicamentos. Nos casos moderados e graves é indicada a cirurgia de para liberação do nervo.

Marcar consulta