O que é distonia cervical e qual o melhor tratamento?
Distonia é uma síndrome neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos causados pela contração simultânea de músculos antagonistas que determinam movimentos e posturas anormais, muitas vezes gerando dor.
Os pacientes apresentam dificuldade para realizar certos movimentos voluntários no segmento corporal comprometido.
A Distonia Cervical (muitas vezes denominada torcicolo espasmódico) é a forma mais frequente de Distonia Cervical.
Na Distonia Cervical, os indivíduos acometidos sofrem de padrões de movimentos repetitivos, clônicos (espasmódicos) ou posições tônicas anormais da cabeça. Isso se deve à hiperatividade de músculos específicos da região cervical. A Distonia Cervical pode determinar o giro da cabeça e do pescoço para um lado (torcicolo), pode causar flexão do pescoço (anterocolo), extensão (retrocolo) ou inclinação da cabeça para um lado (laterocolo). Em até um terço dos pacientes, os sintomas podem progredir e envolver os músculos da face (distonia oromandibular) dos ombros e dos braços.
A qualidade de vida dos indivíduos pela Distonia Cervical geralmente se vê limitada de forma significativa. Com frequência, existe dor crônica, o que repercute enormemente no desenvolvimento das atividades da vida diária.
A angustia gerada por sua aparência faz com que muitos pacientes não consigam sair de casa, resultando em isolamento social e perda da autoestima.
A introdução de BOTOX (Toxina Botulínica Tipo A) representa um avanço médico importante, melhorando a qualidade de vida, para os indivíduos afetados pela Distonia Cervical, já que outras opções terapêuticas ofereciam benefício somente limitado para esses pacientes.