O que é a Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação?
É uma especialidade médica dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento não-cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física. Os fisiatras tratam também de pacientes com distúrbios musculoesqueléticos, dor crônica e aguda e de pacientes em geral que necessitem de tratamento de reabilitação.
O médico Fisiatra busca a Qualidade de Vida por excelência, pois o seu objetivo é restaurar a funcionalidade do paciente em todas as esferas da vida, inclusive nas dimensões médica, social, emocional e do trabalho.
O Fisiatra trata de pacientes que desenvolveram dores agudas ou crônicas de pequena até grave incapacidade e pacientes com grandes incapacidade (sequelas de AVE-acidente vascular encefálico, traumatismos cranianos, amputados, lesões medulares, paralisia cerebral, paralisia infantil, doenças neuromusculares e outros).
Através da história do paciente e, se necessário, com a solicitação de exames complementares, o médico fisiatra pode fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Pode-se prescrever medicações e/ou realizar procedimentos como agulhamento seco, infiltrações, aplicação de toxina botulínica e/ou (vide sobre esse tratamento no outro link), e verificar qual o melhor tratamento multidisciplinar (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia).
A Fisiatria tem uma visão holística, alinhada com o conceito de Integralidade Funcional, portanto sua abordagem está diretamente relacionada com os domínios físicos/motores, cognitivos e sensoriais, que envolvem uma variedade de lesões que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos, ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões.
O foco da especialidade é a garantia da funcionalidade, atuando com terapêuticas medicamentosas e não medicamentosas e prevenindo o aparecimento ou agravamento das deficiências incapacitantes ou potencialmente incapacitantes.